Topo

De macarrão de jabuticaba a shampoo, Bio Brazil Fair é paraíso dos orgânicos e naturais

Luciana Mastrorosa

09/06/2017 04h00

Este mês de junho está recheado de eventos em São Paulo para quem adora comer e beber. A Fispal, na Expo Center Norte, vai até dia 9 deste mês, inteiramente dedicada ao mercado de alimentação, com destaques especiais para food service, sorvetes e café. E até o próximo sábado, dia 10, tem uma das feiras mais aguardadas para quem busca uma alimentação fora do convencional: Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Natural Tech, abertas tanto para profissionais da área quanto para o público em geral.

A Bio Brazil Fair está em sua 13ª edição e tem como objetivo trazer as novidades e tendências de produtos orgânicos, veganos, ecologicamente sustentáveis ou voltados para dietas especiais, como as sem glúten e sem lactose. O mercado de orgânicos é um dos que mais cresce no país, com faturamento de 3 bilhões de reais em 2016, de acordo com o Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável. Considerando-se que os brasileiros consomem 7 litros por ano de agrotóxicos sem perceber, faz todo o sentido que esse mercado esteja se fortalecendo cada vez mais.

Este ano, a Bio Brazil Fair e Natural Tech ocorrem no Pavilhão do Ibirapuera, com três andares repletos de novidades, degustações e palestras. Além da oportunidade de conhecer produtos do Brasil inteiro, tem estandes de diversos países, como Canadá e Peru – e até um da Coréia do Sul, que expõe probióticos e carvão natural (usado para desintoxicar o organismo, segundo a simpática atendente me explicou). A entrada é gratuita e o credenciamento é feito na hora. Abaixo, destaco alguns produtos que chamaram a atenção e certamente farão bater mais forte o coração dos que adoram uma alimentação natural (como eu). São mais de 400 expositores com muita novidade boa para provar (ok, não precisa chegar até o carvão, se não quiser, mas vale dar uma espiada nos cosméticos naturais, óleos orgânicos, chocolates artesanais, etc.).

Tudo orgânico e agricultura familiar
Já provou café orgânico? E vinho? Entre os diversos expositores, a variedade de produtos sem agrotóxicos impressiona. Tem de tudo: dos produtos mais fáceis de encontrar no dia a dia, como tapioca e açúcar, até champignons em conserva, vinagres e óleos vegetais. Para quem produz, a novidade são os fertilizantes especiais para a agricultura orgânica, da Nutriceler. O destaque da feira para a agricultura familiar também é grande, com a presença de diversos estandes de pequenos produtores e cooperativas. As principais marcas do universo orgânico/natural estão lá, como Native, BiO2 Organic, Mãe Terra, Mirella, entre outras.

Leites vegetais, hambúrguer sem carne e o paraíso dos veganos
Incontáveis marcas trouxeram seus produtos feitos sem ingredientes animais para a feira. Tem leites vegetais, sorvetes, snacks e biscoitos sem leite e até hambúrguer sem carne! É só procurar e degustar. Lembra da minha semana vegana? Se tivesse sido depois da feira, certamente eu teria me abastecido com bastante coisa, principalmente para a hora do lanche. Destaque para a Tudo Zero Leite, que trouxe chocolates veganos adoçados de diversas maneiras: com stévia, sucralose, açúcar de coco e até mascavo.

Azeites aromatizados, macarrão de jabuticaba e chá preto artesanal
Se você não é vegano nem tem restrição alimentar, ainda assim essa feira tem novidades interessantes para diversificar a alimentação. A Senhora Pimenta produz azeites de oliva aromatizados naturalmente com manjericão, alho ou pimenta, sem aditivos nem aromas artificiais. Na Maria Preta Jabuticaba, o destaque vai para o macarrão feito com as cascas dessa fruta, transformadas em farinha. E um dos produtos mais finos da feira é o chá preto artesanal Obaatian – O Chá da Vovó, produzido no Vale do Ribeira por uma família de origem japonesa (capitaneada pela senhora Ume Shimada, que começou a marca quando já estava com 87 anos!).

Do coco, tudo se aproveita
Uma tendência que parece não perder força é o aproveitamento integral do coco. Diversos estandes privilegiam os derivados desse fruto, como a Copra e a Bem Natural. Tem óleo extravirgem, virgem, sem sabor, chips orgânicos, açúcar de coco, manteiga, cápsulas, farinha, lascas temperadas…

Coco e derivados reinaram no evento

Cosméticos, florais e produtos de limpeza
Se antes o mercado de cosméticos naturais, orgânicos e veganos era restrito a poucas marcas difíceis de achar, agora dá para encontrar muita novidade com preço acessível. A Nação Verde é um dos destaques da feira, com um estande repleto de batons, bases, shampoos e cremes elaborados com materiais orgânicos – é a primeira marca do Brasil nesse nicho. Também há incríveis sabonetes naturais e vegetais, como os da Saboaria UneVie. Ainda na seara da beleza, há estandes dedicados a florais, homeopatia, suplementos alimentares e óleos essenciais. A Bella Cabocla trouxe diretamente do Amazonas alguns óleos terapêuticos difíceis de achar por aqui, como o de copaíba e o de sucupira. A moringa, planta que está virando queridinha, também tem destaque na feira, com chás, óleos e cremes feitos com ela – o Moringa+Vida trouxe a linha completa (e dá para provar a infusão feita com a planta).

Aproveite as palestras e debates
De fitoquímicos ao sentido da vida atrelado à alimentação, os temas das palestras são muito variados. No primeiro dia, destaque para Conceição Trucom, que está lançando seu novo livro "Cadê o leite que estava aqui?", totalmente dedicado a receitas sem lácteos. Os encontros acontecem nas Arenas, com uma programação extensa que inclui nos próximos dias debates sobre qualidade de vida no trabalho, fitoterapia, aromaterapia, microbiomas e diversidade do solo e os desafios do consumo de orgânicos. Também há espaços destinados a rodadas de negócios, para os que visitam a feira em busca de oportunidades comerciais.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.