Topo

Marmita virou moda novamente (que bom!). Veja dicas para fazer a sua

Luciana Mastrorosa

17/02/2018 08h00

Uma comida caseira bem preparada fica deliciosa na marmita. (foto: iStock)

Carnaval acabou, o ano finalmente começa e uma das promessas para muitos de nós (eu incluída) é comer melhor. Não necessariamente fazendo dietas restritivas, porque a gente já sabe que equilíbrio é a base de tudo – e restringir demais a alimentação pode ter um efeito rebote indesejável. Devagar e sempre, esse é meu lema.

Uma das melhores maneiras que conheço para comer melhor é cozinhar mais. É a tal história, ao cozinhar (mesmo que seja só para si mesmo), você controla tudo o que entra no seu prato: a quantidade de sal, o tipo de gordura, as ervas e temperos, tudo mesmo. Bem diferente de comprar um congelado que dura meses na prateleira e tem uma dúzia de ingredientes impronunciáveis, certo? Por isso, se você trabalha fora o dia inteiro ou em home office, aposte nas marmitas. Esqueça o preconceito que você possa ter com levar sua própria comida para o trabalho. Se souber fazer combinações saborosas e práticas, vai ver a diferença na sua saúde e também no seu bolso. Preparei algumas dicas para ajudá-lo a se tornar, você também, um marmiteiro. Vem comigo!

Escolha seus acessórios
Se antes levar marmita para o trabalho significava colocar toda a comida amontoada numa estreita latinha de alumínio, e ter muita dificuldade para aquecer a bendita, hoje a lista de opções e acessórios para facilitar essa prática aumentou (e muito). Há marmitas de vários andares, para separar os quentes dos frios; modelos de inox que conservam sopas e líquidos aquecidos; potinhos plásticos próprios para alimentos, de diversos tamanhos… Eu não gosto de misturar salada com pratos quentes, por exemplo. Então, deixo sempre um recipiente bem fechado só para as folhas frescas e legumes crus. Vale até um pote de vidro, já com as camadinhas de salada organizadas umas sobre as outras, e o molho no fundo – na hora de comer, é só misturar e pronto. Também gosto dos modelos de marmitas com divisórias, pois prefiro que a comida se mantenha com uma cara bonita, e não tudo misturado, principalmente os pratos que precisam ser aquecidos. Não se esqueça do molho para salada: deixe sua misturinha pronta num potinho à parte e evite aquele azeite meio suspeito do refeitório. Sempre levo meus próprios temperos, mesmo que seja um frasquinho mínimo de azeite. Não dá para caprichar na comida e esquecer do molho, né?

Outra coisa importante: certifique-se de que você vai ter onde refrigerar sua comida até a hora do almoço. Mesmo que você leve uma maleta térmica, o melhor é sempre conservar a comida na geladeira. E veja também se você terá lugar para aquecer sua marmita, caso contrário terá de optar sempre por combinações que ficam gostosas frias.

O que fica bom
Nem só do clássico arroz com feijão vive uma marmita, embora seja uma delícia. Hoje em dia tem tanta receita, tanta opção de pratos únicos, frios, quentes, nada caro e com ótimo sabor, por que não variar? O que sempre vai bem: legumes cozidos ou salteados; saladas de verduras com queijos em cubos e carnes frias (amo frango defumado!); macarrão de todo tipo, bem colorido e temperado, com ingredientes que podem ser servidos até frios, se necessário, como o molho pesto e a clássica combinação tomate, manjericão e mozzarella; carnes grelhadas em tirinhas com farofa, pãozinho e molho; omeletes e tortas… Veja aqui algumas combinações de massas e molhos frios que ficam ótimas para levar de marmita.

Outra opção sempre válida, especialmente nos dias mais quentes, é levar um pote generoso de salada bem variada e um sanduíche com recheios frescos, como frios, presunto cru, queijos, patês de sabores diversos (azeitonas, alcachofras, cogumelos, tofu), etc. Varie no pão, capriche nas folhas e no recheio e coma sem medo. Vale até uma omeletinha com queijo e ervas, nem precisa esquentar.

Dentre os pratos quentes, prefiro aqueles que já vêm com tudo junto, como arroz mexido com brócolis e tirinhas de carne, baião-de-dois, risoto de legumes, macarrão oriental, com o yakissoba. Ou ainda combinações que ficam boas mesmo depois de aquecidas no micro-ondas, como picadinho de carne com legumes, arroz e batatas; purê com filé de frango na chapa com pimentões; arroz, farofinha de cenoura e costelinha de porco ao molho barbecue. Se você for fã de sopa, pode fazer como os indianos e levar sopas e cremes picantes para complementar a refeição, em um recipiente que mantém o calor – nem precisa esquentar! As sopas bem temperadas de grão-de-bico e lentilha, ou mesmo um creme gostoso de abóbora, caem superbem num dia mais fresco. E você pode levar os complementos para colocar na hora de comer: cubinhos de gorgonzola, folhas de coentro ou manjericão, linhaça, chia ou castanha de caju picadas, bacon frito, torradas.

Outra opção bacana é levar fatias de tortas salgadas, ovos cozidos, bolinhos (abóbora com carne seca, bolinho de risoto e de batata com carne moída são meus preferidos) ou minibúrguers com algum acompanhamento, como batatas assadas, cenouras salteadas com salsa, arroz à grega, saladinha verde bem crocante. Um molhinho para acompanhar os bolinhos e hambúrgueres sempre é bom, naquele mesmo esquema de potinhos separados (eu amo molho de tahine com limão e azeite, e se conserva superbem).

O que não fica bom
Tem gente que não curte levar marmita porque não gosta do cheiro que a comida deixa no micro-ondas depois de aquecida. De fato, alguns alimentos ficam meio impregnados no ambiente, como brócolis e peixe. No caso do brócolis, eu prefiro levá-lo cozido no vapor para compor a salada, ou para servir junto com uma massa fria, evitando aquecê-lo. Os peixes e frutos do mar (ou pratos com esses alimentos) eu prefiro não levar, porque sempre fico com medo que estraguem. Mas um salmão defumado, sardinha e atum em conserva ficam ótimos num prato frio ou numa salada e também tendem a se conservar melhor.

Também não curto levar molhos ou preparos com molhos que estragam fácil, como aqueles à base de maionese e  creme de leite fresco. Adoro comer salada de batatas com maionese, mas só na minha casa – o risco de estragar é imenso. Lasanha, feijoada, estrogonofe e outros pratos muito substanciosos também prefiro não levar, sempre acho que não aquecem bem e o prazer de comê-los no refeitório não é o mesmo que em casa, num domingo feliz. Mas se você curte, vá em frente. Só tome cuidado com o armazenamento, pois esse tipo de alimento pode azedar se ficar fora da geladeira.

E para beber?
Nem só de comidas vivem os marmiteiros! Para completar seu almoço, você pode e deve levar um suco, refresco ou chá. Você economiza o preço que pagaria numa latinha de refrigerante e, de quebra, evita aquela tonelada de açúcar, adoçante e conservantes. Eu adoro chá mate com limão e mel, chá de hibisco batido com frutas, suco de abacaxi, hortelã e água de coco… Veja algumas opções de sucos que já deixei por aqui. Opte por uma garrafinha térmica pequena, para preservar ao máximo a temperatura da bebida, e vá em frente.

Um docinho cai bem
Quem resiste a uma sobremesa? Já que você se deu ao trabalho de levar seu próprio almoço, capriche também na hora do docinho. No dia a dia, eu sempre prefiro optar pelas frutas, mas com algo a mais. Pode ser manga picadinha com pedacinhos de amendoim ou pistache, creme de abacate com limão e mel, morangos já lavados e secos com melaço de cana, mamão picado com gotas de limão… Assim como você faz com a salada, deixe os complementos separados das frutas, em potinhos à parte, como leite condensado, geleia, granolas e castanhas crocantes, mel, pedacinhos de chocolate.

Se não abre mão dos doces, faça uma porção única em casa e separe um pouco para levar junto com seu almoço. Sai mais barato e você pode dividir com os amigos. O ideal é acondicionar a sobremesa em potinhos bem vedados, para as caldas e coberturas não vazarem. Eu adoro levar docinhos individuais, como brigadeiro de colher, queijadinha, cocada e paçoca, ou aqueles que seguram bem a onda nos potinhos, caso do pudim de leite, doce de abóbora, frutas em calda e também, por que não, uma bela fatia de bolo com calda de chocolate. Só evite, claro, aqueles que podem ficar muito úmidos com o passar do tempo, como mil-folhas, ou os que precisam de geladeira para ficarem bons, como os sorvetes. Se levar gelatina, prefira aquelas feitas de ágar-ágar (à base de algas) que se mantêm firmes na temperatura ambiente e ficam ótimas com frutas em pedaços.

Cuide dos seus acessórios

Nem é preciso dizer, mas a regra da boa educação vale sempre, inclusive no caso dos marmiteiros. Terminou de comer? Lave seus potes, seque-os imediatamente e guarde nas suas coisas, não deixe tudo espalhado na pia da cozinha. Se você cuidar bem dos seus acessórios, eles duram mais tempo, você economiza e ainda contribui para deixar o ambiente limpo para todo mundo. Sempre bom, né?

E você, o que acha de levar marmita? É um costume seu ou acha coisa de musa fitness? Me acha e me conta, estou no Facebook e no Instagram!

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.