Topo

Cremes de frutas são aposta saudável e refrescante para o verão

Luciana Mastrorosa

18/01/2020 04h00

Créditos: divulgação/Frutaria Pitaya

Frutas são sempre bem-vindas, em qualquer época do ano. Mas é, certamente, no verão que elas se tornam ainda mais apetitosas, com seu adocicado e suculência naturais. Além disso, são ricas em nutrientes que beneficiam o organismo e ajudam a combater a inflamação, como vitaminas, compostos bioativos, minerais e fibras.
Uma forma interessante de ingerir mais frutas no verão é prepará-las na forma de creme. Alguns restaurantes baseados em alimentação saudável têm apostado nessa tendência, preparando diversas variações com frutas batidas, desde o clássico açaí até a exótica pitaia.

Denise Carreira, uma das responsáveis pela Frutaria Pitaya, no Tatuapé, em São Paulo, explica que os cremes de frutas são muito pedidos por lá, especialmente nesta época do ano. São, geralmente, feitos com as frutas congeladas e depois processadas no liquidificador. Podem ser acrescentadas de outros ingredientes saudáveis, como outras frutas picadas, castanhas, linhaça, mel, etc. "Os cremes naturais são feitos aqui na casa, como o de abacate batido com gelo, leite condensado e limão e o de banana nanica congelada e batida no liquidificador", diz ela.
Algumas frutas entram frescas, como a framboesa, que é processada com sorvete de iogurte. Outras já vêm com a polpa congelada, como a pitaia, e a finalização é feita por lá. Manga e mamão papaia também são levados ao freezer antes de virar o creme, que pode ser servido como lanche ou mesmo sobremesa.

Show de vitaminas e minerais

O interessante desses cremes é consumir as frutas de um jeito mais apetitoso e divertido. É claro que, dependendo do que se acrescentar como cobertura, a receita pode ficar mais calórica, rica em açúcares e gorduras. Tudo vai depender da sua escolha. A manga, por exemplo, é uma delícia preparada dessa forma, e é fonte de carotenoides, que ajudam a proteger a pele e a visão, além de atuar como antioxidantes. Também fornece uma boa quantidade de fibras, que ajudam os intestinos a funcionar com regularidade. A polpa congelada do açaí é outra que fornece uma grande riqueza de nutrientes: é fonte de cálcio, que preserva a saúde óssea, tem bastante magnésio, que contribui para o bom funcionamento do metabolismo como um todo, e ainda oferece ferro, importante para evitar a anemia, e potássio, fundamental para os hipertensos.

Com a adição de sementes e grãos, como castanhas, linhaça e chia, a receita fica mais nutritiva ainda, fornecendo não apenas os carboidratos e açúcares das frutas, mas também as proteínas e gorduras de boa qualidade presentes nesses complementos. A linhaça e a chia são boas fontes de ômega 3, tipo de ácido graxo fundamental para o organismo, que atua como anti-inflamatório e antioxidante. E as castanhas oferecem um bom aporte de proteínas e de lipídos, tornando a refeição mais completa em termos nutricionais.

Outro creme interessante de fazer, e que dá para reproduzir em casa, é o de abacate: basta bater a fruta fresca, madura, com gotas de suco de limão e algo para adoçar, como mel. O abacate é rico em ácidos graxos do tipo monoinsaturado, que protege a saúde cardiovascular, e sua textura naturalmente sedosa é ótima para esse tipo de receita.

Já a pitaia, uma fruta ainda pouco conhecida no Brasil, mas de sabor leve e delicado, entra numa receita que a Frutaria dividiu com os leitores do Menu do Dia (leia no fim deste post). Além de ter uma cor rosa que fica linda nos pratos (pode ter a polpa branca também, dependendo da variedade), a pitaia fornece carboidratos, cálcio e vitamina C, que ajuda a prevenir gripes e resfriados, atuando no combate ao envelhecimento precoce e fortalecendo o sistema imunológico.

Aprenda a fazer a Taça Pitaya, da Frutaria Pitaya:

Taça Pitaya

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

1 pote pequeno de iogurte grego com chia (cerca de 100 g)
2 colheres (de sopa) de açaí congelado
2 colheres (de sopa) de creme de pitaia
4 uvas thompson cortadas ao meio
2 colheres (de sopa) de manga cortada em cubos
4 morangos cortados ao meio
2 palitos de wafer de chocolate
2 fatias de carambola
Chia à vontade

Modo de preparo:

Misture duas colheres (chá) do iogurte grego com uma colher (chá) de chia e coloque a mistura na base da taça. Em seguida, adicione o açaí e o creme de pitaya. Decore a borda da taça com os morangos, as uvas e as duas colheres de manga. Por fim, polvilhe a chia sobre o creme e finalize com os palitos de chocolate e duas fatias de carambola.

Você gosta de preparar cremes de frutas? Qual é a sua receita? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.