Topo

5 dicas para comer melhor no dia a dia sem grandes mudanças na rotina

Luciana Mastrorosa

12/07/2017 13h24

Toda segunda-feira você decide que vai pegar firme na dieta, cortar o refrigerante e deixar de lado a batata frita. Aí chega quarta-feira, aquela reunião de trabalho durou mais que deveria, você esqueceu de pagar os boletos, a dor de cabeça chegou e, buscando um conforto necessário, você ataca a lasanha congelada mesmo. E lá se vão os planos de comer melhor, até a próxima segunda-feira… Certo? Bem, não precisa ser assim.

Para começar, não tem nada de errado em comer uma batata frita ou uma boa lasanha de vez em quando. E, além disso, especialistas em Nutrição no mundo todo afirmam que fazer dietas radicais não resolve nada (salvo, claro, em situações particulares e casos de doenças, não na rotina diária). Mas uma coisa é certa: mudar pequenos hábitos no dia a dia ajudam, e muito, a levar a vida com mais leveza, disposição e bom humor. Pequenas coisas que, somadas, fazem a diferença na saúde. Selecionei aqui cinco dicas especiais para ajudar você a melhorar sua rotina alimentar já. Nem precisa esperar a segunda-feira!

1. Coma mais frutas, verduras e legumes, principalmente folhas
Já está comprovado cientificamente que o alto consumo dos chamados FLV – frutas, verduras e legumes – é benéfico à saúde e ajuda na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Porém, muitas vezes esses alimentos são, infelizmente, os primeiros a serem deixados de lado quanto o tempo é curto. Para facilitar, compre vegetais já lavados ou escolha um ou dois dias da semana para ir à feira, limpar tudo e deixar bem armazenado na geladeira. Assim, à noite, quando você chegar cansado, será muito prático misturar várias folhas e legumes e fazer sua salada, ou cozinhar rapidamente uns legumes. As frutas são mais fáceis ainda: leve sempre uma ou duas de lanche. Mesmo que você coma um sanduíche à tarde, complemente com uma maçã ou banana, por exemplo. Suco de caixinha não vale, hein? Fruta in natura tem muito mais fibras e vitaminas. Veja como um bom planejamento alimentar pode facilitar sua vida.

2. Cozinhe sua própria comida
Todo mundo consegue cozinhar alguma coisa. Mesmo que não tenha grandes técnicas, fazer um arroz fresquinho leva apenas 15 minutos, assim como cozinhar legumes e refogá-los com azeite e temperos naturais, ou simplesmente fritar um bife com um pouco de alho e óleo. E tudo isso faz maravilhas pela sua saúde, pois são comidas frescas, feitas na hora, por você. Ou seja, é você quem controla a quantidade de sal, o tipo de óleo que vai usar e a quantidade que vai ao prato. Garanto que é mil vezes melhor fazer uma omelete rapidíssima com uma salada de tomates e cebola do que abrir um saquinho de macarrão instantâneo, cheio de sal e gordura. E hoje em dia não há mais desculpas para não saber cozinhar: tem vídeos, livros, sites e blogs com receitas e passo a passo, gratuitos, para melhorar a sua prática. Acredite, seu paladar vai agradecer – e seu corpo também.

3. Prefira os restaurantes a quilo, que servem comida fresca
Comer na rua é rotina para muita gente hoje em dia, e não há problema nenhum com isso, pois temos uma vantagem imensa enquanto povo: os restaurantes a quilo! A variedade de alimentos é grande, a comida é fresca e sempre – sempre – tem um bufê de saladas. Faça escolhas inteligentes: em vez de comer bife à milanesa todo santo dia, alterne com outras preparações, como os grelhados e assados. A dica de preencher metade do prato só com vegetais é sempre válida. Sabe o arroz e feijão de todo dia? Fresquinho, feito na hora, faz um bem danado. E não esqueça de temperar a sua salada para ficar deliciosa e agregar coisas boas, como azeite, gotinhas de limão e uma pitadinha de sal. A gordura, mesmo em pequenas quantidades, ajuda a absorver alguns nutrientes importantes dos vegetais.

4. Compre em menor quantidade e escolha os melhores ingredientes que puder
Uma alimentação saudável começa sempre com uma escolha. Se você é o responsável pelas suas compras, tente mudar um pouco a forma como vai ao mercado. Em vez de sair colocando só biscoitos, salgadinhos e pratos congelados no carrinho, dê uma chance maior aos alimentos frescos, como verduras, legumes, frutas, carnes, leite. Não precisa ser tudo orgânico, basta que seja fresco. Comprando em pequena quantidade, você usa tudo rapidamente em casa e evita o desperdício. Além de ser mais saudável, você vai até economizar um pouco. E também não precisa se deixar levar pelas inúmeras modas alimentares. Se gosta de óleo de coco, por exemplo, sem problemas em usá-lo para cozinhar, mas procure variar com outros óleos, azeite, manteiga… Não tenha medo de experimentar sabores novos e apostar na variedade sempre que possível. É delicioso e saudável!

5. Coma em paz e em boa companhia (ou na melhor delas: a sua)
Aquele provérbio que diz que mais vale comer um pedaço de pão seco em paz do que um banquete em meio a muitas brigas é muito sábio. Comer tranquilo, sentado à mesa, com a televisão e o celular desligados é fundamental para uma boa digestão. Você respira fundo, come com tranquilidade e aproveita melhor o sabor dos alimentos. Se estiver em boa companhia, melhor ainda! Dentre os dez passos para uma alimentação saudável citados no Guia Alimentar para a População Brasileira, o quinto fala exatamente disso: "A companhia nas refeições favorece o comer com regularidade e atenção, combina com ambientes apropriados e amplia o desfrute da alimentação". Se estiver sozinho, aproveite o momento para ouvir uma música suave e mastigar com calma. Desfrutar é a palavra: não deixe a ansiedade do dia a dia roubar o momento precioso da refeição.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.