Topo

Quer jantar rapidinho? Prepare massas e molhos frios bem fáceis

Luciana Mastrorosa

27/01/2018 08h00

Massa rapidinha com tomates, lascas de parmesão e manjericão (foto: iStock)

Janeiro é o mês oficial da preguiça. Mas as refeições não podem parar, principalmente se você tem crianças em casa. Sugestão: além das saladas completonas que ensinei aqui, aposte em massas com molhos frios, que exigem pouco tempo de fogão.

Eu gosto muito de massa, acho que é uma das comidas mais práticas da vida. E você não precisa se limitar apenas ao espaguete tradicional. Experimente aquelas feitas de trigo sarraceno, milho, sêmola de grano duro, sem ovos, com ovos… E até caseira, se você curte fazer tudo do zero (nesse caso, uma boa medida para começar é misturar 1 ovo inteiro para cada 100 gramas de farinha de trigo, lembrando que essa quantidade é para fazer macarrão suficiente para uma pessoa).

Mas, independentemente da massa que você escolher, o truque aqui é fazer um molho que seja gostoso, fácil e… frio. Ou que exija um mínimo possível de fogo. Assim, você aproveita o próprio calor da massa recém-cozida para dar uma amornada em tudo e servir em seguida. Tem algumas opções que ficam gostosas até depois de frias mesmo, servidas como se fossem saladas. Selecionei para você algumas ideias de molhos frios muito bons, para você se inspirar. A quantidade de ingredientes você calcula de acordo com seu paladar:

Alho, óleo e pimenta
Nada mais básico do que macarrão alho e óleo. Não exige muito mais do que um bom azeite de oliva e um dente de alho bem picadinho. Você pode preparar este molho com qualquer tipo de óleo que preferir, mas eu amo azeite. Não é necessário aquecer muito, use fogo mínimo o tempo todo, só para o alho mudar de cor. Quando o macarrão estiver cozido, despeje a massa escorrida sobre a frigideira com o alho e óleo, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva com porções generosas de parmesão. Quer mais picante? Acrescente pimenta calabresa seca, fica excelente. Tem gente que faz o molho todo cru: mistura o azeite frio com alho picado e pronto. Eu gosto de dar uma suavizada no sabor do alho antes, mas vai do paladar de cada um.

Pesto e suas variações
Perdi a conta de quantas vezes falei de pesto aqui no Menu do Dia. É que eu AMO esse molho frio genovês, feito à base de manjericão, azeite, pinoles, parmesão e alho. Além de ser muito bonito visualmente, de um verde intenso, é extremamente saboroso, pode ser feito aos montões e congelado, enfim, muito versátil. Na hora de servir, é só cozinhar a massa, escorrer e misturar o molho. Para este caso, eu prefiro espaguete, e sempre sirvo com um pouco mais de parmesão. E você pode fazer variações: trocar o manjericão por salsa, couve, folha de cenoura, coentro, hortelã; substituir os pinoles por nozes, avelãs, amêndoas, castanha de caju, castanha-do-pará, amendoim; usar grana padano, queijo coalho, queijo minas curado e outros no lugar do parmesão; usar outro óleo de boa qualidade para substituir parte do azeite, como óleo de girassol, de gergelim, de abacate… A lista é imensa, use a criatividade. Mais praticidade? Faça o molho com antecedência e deixe na geladeira, tire apenas alguns minutinhos antes de servir.

Limão e creme
A mistura de creme de leite e limão é um desses casamentos perfeitos da gastronomia. Só misturar bem, com um batedor, o creme de leite fresco (ou até mesmo o de lata) com o suco de limão espremido na hora, mais sal e pimenta-do-reino. O limão irá espessar um pouco o creme e deixá-lo ainda mais aveludado. Despeje a massa cozida, quente, sobre esse molho e finalize com raspas de limão, salsa picadinha e parmesão ou grana padano ralado. Se gostar, pode dourar cebolas em fatias e misturar ao molho também, antes de colocar a massa. Outra opção para incrementar ainda mais: na hora de servir, acrescente lascas de salmão defumado e um punhadinho de dill (endro). Fica divino!

Azeitonas, tomates, queijo, manjericão
A culinária italiana, essa maravilha, nos traz inúmeras ideias de molhos práticos para macarrão. Este aqui é um autêntico molho frio: não precisa de mais nada além de misturar tomates bem maduros ou tomates-cereja picados, nacos de mozzarella de búfala ou parmesão, folhas generosas de manjericão e azeitonas picadas (prefiro as pretas). Adicione azeite extravirgem de boa qualidade, tempere com pimenta-do-reino ou pimenta calabresa, junte uma pitada de orégano e misture tudo na massa cozida. Para esse molho, vale tanto o espaguete e outras massas em fio quanto as massas curtas. Eu adoro farfalle (borboletas), penne e orecchiete (orelhinhas). Se você ama alho, vá em frente! Pode acrescentar um dentinho cru, bem picado, ou dourado no azeite. Fica bom também com cebolas carameladas.

Bacon, brócolis, tomate, linguiça
Esta massa me lembra muito a infância. Minha mãe costumava fazer rigatone (aquele macarrão curto em formato de tubo) com tomates, brócolis, linguiça calabresa em rodelas e cebola e alho refogadinhos. Eu gosto de preparar com bacon também, mas frito tudo antes, escorro bem a gordura e deixo secar em papel-absorvente antes de misturar os demais ingredientes, porque prefiro acrescentar azeite (senão, ficaria muito oleoso). Você prepara esse "molho" direto na frigideira: um pouco de azeite para dourar o alho e a cebola, acrescentar o brócolis previamente cozido no vapor, o bacon e a linguiça já fritos. Mistura tudo, acrescenta a massa, coloca um pouco da água em que cozinhou o macarrão, só para dar liga, e serve com azeite, ervas frescas e queijo ralado. Prato único, nem precisa de acompanhamento.

Coentro, óleo de gergelim, shoyu, abóbora
Gosto de ter sempre na despensa o macarrão soba, feito de trigo sarraceno (compro sempre em loja de produtos japoneses). Essa massa cozinha muito rápido (menos de 5 minutos), já vem dividida em porções individuais e fica ótima para preparar com temperos orientais. É meu macarrão favorito quando tenho pouco tempo para almoçar e vou cozinhar só para mim. Cozinhe a massa, escorra, passe-a em água fria para cessar o cozimento e logo em seguida misture-a com abóbora cozida (prefiro a cabochá), cogumelos salteados em shoyu (molho de soja) com manteiga e alho; tempere com um fio de shoyu, um fio de óleo de gergelim, uma colher (café) de gergelim branco ou preto, uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã (ou limão), e folhas frescas de coentro. Se gostar de pimenta, coloque uma pitada de pimenta calabresa. É uma delícia e realmente rápido.

Camarão, salsa, limão e alho
Tem camarão limpo na geladeira? Sobrou camarão cozido? Macarrão neles! Aqueça um pouco de alho em azeite ou manteiga e cozinhe rapidamente (ou apenas esquente) os camarões. Rápido mesmo, coisa de um minuto, senão fica borrachudo. Tire do fogo, esprema o suco de um limão, acrescente salsa picada e misture a massa cozida. Sirva em seguida. Fica tão leve que dá vontade de repetir muitas e muitas vezes.

Brie e presunto cru
Falei pouco das misturas de queijo aqui, mas a verdade é que dá para fazer milhares de combinações de macarrão, queijo, azeite e ervas frescas. Pedacinhos de gorgonzola, mozzarella de búfala ou comum, parmesão ralado, grana padano, brie, camembert, queijo minas e até queijo fresco ficam ótimos apenas picadinhos e misturados com a massa que acabou de ser cozida. Uma mistura matadora é queijo brie com presunto cru em lascas. Eu gosto de acrescentar um pouquinho da água do cozimento, para ajudar a derreter o queijo. Finalizo com azeite extravirgem e com ervas frescas: tomilho, manjericão, salsa picadinha. Se você gostar, pode acrescentar um pouquinho de vinho branco. Delicioso demais. Quer um toque crocante? Em vez de finalizar com parmesão ralado, doure migalhinhas de pão ou farinha de rosca grossa em um pouco de manteiga e coloque por cima, junto com as ervas.

E você, qual seu molho frio favorito? Conte para mim! Estou no Facebook e no Instagram, espero você.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.