Topo

Livro dá dicas para cozinhar com economia e sem desperdício; veja lista

Luciana Mastrorosa

05/03/2019 04h00

Foto: iStock

O desperdício de alimentos é uma realidade assustadora no Brasil e no mundo e isso não ocorre apenas no âmbito da produção, mas também no cenário doméstico. Muitas vezes, acabamos realizando compras por impulso ou cedendo a ofertas "tentadoras" que nos levam a gastar a mais e não utilizar tudo o que foi adquirido. Resultado: comida boa e segura acaba indo para o lixo. Pensando nisso, e também em como montar cardápios saudáveis para todas as épocas do ano, as autoras Zenir Dalla Costa e Cláudia Moraes acabam de lançar o livro "Cozinhando com Economia – Cardápios, Receitas e Listas para as Quatro Estações do Ano" (editora Senac, R$ 90).

Além do aspecto básico de aproveitar ao máximo os alimentos que se têm em mãos, as autoras reforçam a importância de fazer um planejamento alimentar, a famosa lista de compras, prevendo o que será preparado durante a semana para a família. As receitas do livro ajudam também a preparar menus saudáveis do café da manhã ao jantar, tirando o máximo de proveito de alimentos de época de forma saudável, simples e nutritiva para o dia a dia. Já comentei sobre o tema planejamento alimentar por aqui, veja dicas extras para ajudá-lo a montar o seu.

Reuni abaixo algumas dicas básicas das autoras para cozinhar com inteligência e economia, sem abrir mão do sabor e da nutrição. As receitas são bem explicadas e boa parte delas vem com dicas adicionais para facilitar o preparo e evitar o desperdício na rotina alimentar diária.

7 dicas para cozinhar melhor em casa e ainda economizar dinheiro

Crédito: Divulgação

1. Faça as compras de frutas, verduras e legumes nas feiras livres ou mercados municipais. Dessa forma, os produtos são mais variados, frescos e mais baratos.

2. Escolher bem os ingredientes faz parte do processo, não aperte os produtos nem quebre as pontas e talos dos vegetais. "O aroma, a aparência e o peso são indicadores de qualidade", como apontam as autoras.

3. Tenha o hábito de ter ervas frescas à disposição, de preferência cultivados em pequenos vasos em casa. Se não houver essa possibilidade, garanta que as ervas fiquem frescas por mais tempo conservando-as sob refrigeração. Além de conterem antioxidantes, vitaminas e minerais, as ervas agregam sabor e aroma e ainda ajudam a diminuir o uso do sal nas receitas.

4. Sempre que puder, compre alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, ou de base agroecológica. Se possível, prefira comprar direto de pequenos produtores e procure utilizar mais PANC –plantas alimentícias não convencionais– na sua alimentação. Isso ajuda a trazer variedade, mais sabor e outros nutrientes para a dieta.

5. É importante armazenar separadamente as frutas, legumes, hortaliças e ervas separadamente, pois cada produto tem seu próprio tempo de amadurecimento.

6. Evite comprar mais do que pretende consumir. Faça uma lista com o básico de que precisa para os próximos dias ou para a semana e não vá ao supermercado com fome. Isso ajuda a evitar as compras por impulso, que levariam a uma perda de dinheiro e também desperdício dos alimentos que não foram consumidos.

7. Não ceda às ofertas de produtos perecíveis na hora das compras, a menos que tenha um uso previamente planejado para o que for comprar. Frutas, verduras, legumes, carnes, aves e pescados se deterioram rapidamente e podem acabar indo para o lixo se não forem usados em tempo.

8. Por fim, é importante conhecer os hábitos alimentares das pessoas que convivem com você. Isso ajuda a cozinhar apenas o que é necessário, sem perdas. Menos é mais: procure também reduzir o número de preparações para levar à mesa, preparando apenas o que será consumido no dia ou congelado para uso posterior.

Você costuma planejar o que vai cozinhar durante a semana? Quais são suas estratégias para economizar e evitar o desperdício de alimentos? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.