Topo

3 sobremesas com chocolate para quem abriu mão do ovo de Páscoa

Luciana Mastrorosa

09/04/2020 04h00

Crédito: iStock

Este ano, está tudo diferente por causa da quarentena imposta pelo coronavírus. E a celebração do feriado de Páscoa também deve ganhar novos moldes, já que muitas famílias não poderão se encontrar e outros encontram dificuldades para sair às compras (por questões econômicas ou de mobilidade).

Assim, pensei em algumas sugestões de sobremesas à base de chocolate ou cacau em pó que podem ser uma boa ideia para servir na Páscoa, especialmente para as pessoas que decidiram abrir mão do ovo de Páscoa ou, simplesmente, querem fazer algo novo na comemoração deste ano.

Vale lembrar que o cacau, que é a base do chocolate, é um alimento poderoso, que contém substâncias antioxidantes que ajudam a combater a inflamação do organismo, o envelhecimento precoce e, ainda, contribuem para evitar o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Além disso, ele fornece teobromina, composto que ajuda a trazer uma sensação revigorante de bem-estar e prazer.

Essas substâncias estão naturalmente presentes no cacau e, consequentemente, também no chocolate. Quando melhor a qualidade do tablete ou do chocolate em pó, mais benefícios ele pode trazer.

Para aproveitar o melhor desse alimento, sugiro aqui três receitas de sobremesas bem fáceis: brownie, bolo de chocolate com calda e chocolate com castanhas e frutas secas. Vamos lá?

Brownie

Esse doce, de origem norte-americana, é uma espécie de bolo mais "massudo" e substancioso, feito geralmente à base de chocolate em tablete ou em pó, manteiga, ovos, farinha e açúcar. As receitas podem variar bastante, mas uma de que gosto muito é um brownie feito com chocolate em pó. Pode acrescentar pedacinhos de chocolate em tablete ou de nozes antes de assar, mas é opcional.

Basicamente, é só misturar 200 g de manteiga em temperatura ambiente (na consistência de pomada) com 2 xícaras (chá) de açúcar em uma tigela, por cerca de 1 minuto, até os ingredientes ficarem bem misturados. Em seguida, junte 4 ovos, um a um, mexendo bem. Adicione 1 xícara e meia (chá) de chocolate em pó (pode usar metade chocolate, metade cacau em pó, se preferir mais amargo), misture, e acrescente 1 xícara (chá) de farinha de trigo sem fermento, peneirada. Pode bater na batedeira, mas eu costumo misturar tudo à mão, numa tigela grande, porque se bater demais a massa ficará fofa, o que não é o objetivo aqui. Ao final, pode acrescentar pedacinhos de chocolate ou nozes, como falei.

Leve para assar numa forma retangular média (20 a 25 cm) forrada com papel-manteiga. Se não tiver papel-manteiga, unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha ou com cacau em pó. Asse em forno médio, a 180ºC, por 30 a 40 minutos. Como a temperatura muda muito de forno para forno, sugiro enfiar um palito de dente no centro do brownie por volta dos 25 minutos. O palito deve sair úmido, mas não molhado (nem seco). Deixe esfriar na forma e corte em pedaços antes de servir. Além dos benefícios do cacau, esta receita também traz a vitamina A da manteiga, que favorece os olhos e a pele.

Bolo de chocolate com calda

Este é um bolo tão fácil de fazer que virou coringa na minha cozinha. Já o servi puro, recheado com geleia de damasco, com cocada mole, doce de leite, coberto com marshmallow, etc. É muito versátil, não exageradamente doce e com o diferencial de que não leva leite nem manteiga, que são substituídos por água e óleo na receita. Dá para fazer na batedeira ou misturar à mão, é muito fácil e saboroso.

Para fazer o bolo, peneire junto numa tigela grande 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento, 1 xícara (chá) de chocolate em pó (ou cacau em pó, se quiser mais amargo) e 1 xícara (chá) de açúcar. Reserve. Enquanto isso, ferva 1 xícara (chá) de água. Na tigela das farinhas, adicione 3 ovos grandes e misture bem. Junte 3/4 de xícara (chá) de óleo (prefiro o de girassol, mas pode ser qualquer óleo vegetal) e mexa. Então, despeje, com cuidado, a xícara de água fervendo e misture até obter uma massa líquida. Somente nesse momento, acrescente 1 colher (sopa) de fermento químico em pó, mexa delicadamente e despeje a massa numa forma média, previamente untada e enfarinhada, ou em forminhas de papel próprias para cupcakes e muffins, ajeitadas em formas próprias para isso (nesse caso, não precisa untar nem enfarinhar).

Asse em forno médio, a 180ºC, por cerca de 25 a 30 minutos – fique de olho e, se achar que está assado antes disso, espete o centro do bolo com um palito de dentes. Se sair seco, o bolo está pronto. Retire-o do forno e despeje a calda, que você pode deixar preparada enquanto o bolo estiver assando.

Para a calda, misture 2 xícaras (chá) de leite integral ou leite vegetal, 4 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de manteiga ou óleo de coco. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Despeje a calda quente sobre o bolo e sirva morno ou espere esfriar para servir.

Barrinhas de chocolate caseiras com frutas secas

Esta sugestão é para quem não dispensa um tablete de chocolate, mas não pretende investir nos tradicionais ovos de Páscoa neste ano. É uma receita muito simples de fazer e que pode até servir como presentinho para os familiares e amigos que estão quarentemados juntos. De tão fácil, vale convocar as crianças para ajudar no preparo.

Você pode usar a quantidade de chocolate que quiser. Sugiro aqui 400 gramas de chocolate de sua preferência (pode ser meio amargo, com percentual alto ou baixo de cacau, chocolate branco, etc). O importante é, se possível, ser um chocolate de boa qualidade, elaborado com manteiga de cacau e não com gorduras hidrogenadas. Para cobrir, separe pedaços de nozes, amêndoas, castanha de caju, avelãs e frutas secas, como damasco picado, uvas passas, banana passa e ameixa seca sem caroço.

Derreta os tabletes, picados, em banho-maria, tomando o cuidado de não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate. Quando estiver bem líquido, retire do fogo e bata vigorosamente com uma colher de pau ou espátula, até ficar bem brilhante e baixar a temperatura um pouco.

Despeje o chocolate todo em uma assadeira grande, retangular, coberta com papel-manteiga. O importante é formar uma camada fina de chocolate líquido, como se fosse formar um novo tablete, porém maior.

Antes que o chocolate esfrie e endureça, cubra esse "tablete" gigante com o mix de castanhas e frutas secas, distribuindo por igual.

Deixe esfriar em temperatura ambiente, se não estiver calor, ou leve à geladeira para endurecer mais rápido. Depois que endurecer, corte a barra em tabletes menores, do tamanho e formato que desejar. Coloque em latinhas, saquinhos próprios para alimentos ou envolva em papel-alumínio e sirva. É uma guloseima deliciosa tanto para servir como sobremesa, junto com um café passado na hora, quanto como lanchinho da tarde.

Além dos antioxidantes e da teobromina do chocolate, essa receita também traz as fibras das frutas secas, que ajudam o bom funcionamento dos intestinos, e as proteínas e gorduras boas presentes nas castanhas. Um docinho saudável e muito saboroso, que pode fazer sua Páscoa ser ainda mais saborosa e nutritiva.

Gostou das receitas? Me conte o que você pretende servir de sobremesa na Páscoa! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.