Topo

Gosta de chá? Aposte em infusões diferentes, com folhas de várias plantas

Luciana Mastrorosa

16/07/2020 04h00

Crédito: iStock

Estamos acostumados a tomar chá preto, chá verde, infusões de camomila, erva-doce. Mas é possível incrementar suas bebidas quentes com folhas de árvores que crescem no jardim, como amoreira, pitangueira, goiabeira, etc. Já pensou nisso?

As infusões são comuns na dita "medicina popular". As folhas de amoreira, por exemplo, são usadas há muito tempo para tratar de saúde feminina.

O chá de amora, ou de folhas de amoreira, vem sendo usado tradicionalmente para amenizar sintomas da menopausa. Também é uma infusão rica em antioxidantes, o que auxilia a evitar a inflamação do organismo e, assim, prevenir doenças crônicas não-transmissíveis, como hipertensão e diabetes.

Além disso, a goiaba é uma fruta deliciosa, rica em vitamina C. E as folhas da goiabeira são úteis para aqueles que sofrem de intestino solto. E, ainda, contribuem como agente antimicrobiano, antioxidantes e vitaminas, que atuam no melhor funcionamento do organismo. Além disso, a infusão preparada com as folhas da goiabeira ajudam a prender ligeiramente o intestino, o que ajuda no caso de desarranjos corriqueiros.

Pitanga e acerola

E você gosta de pitanga? Saiba que as folhas da pitangueira também contribuem com a saúde. As folhas contêm substâncias que ajudam a controlar o diabetes, além terem propriedades calmantes e diuréticas. E, ainda, ajudam aa aliviar dores de estômago e auxiliam os que têm hipertensão.

A acerola é uma fruta rica em vitamina C, que atua como antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. As folhas da árvore de acerola rendem uma infusão rica em antioxidantes, além de muito agradáveis para consumir.

É possível ainda fazer uma infusão não apenas com as folhas, mas com os frutos. É claro que, em termos de vitaminas, consumir a fruta fresca é sempre melhor, pois um pouco do teor de vitamina C se perde com o calor. Mas nada impede que você prepare uma infusão com as folhas puras ou, melhor ainda, com um mix de folhas de acerola, pitangueira, amoreira ou goiabeira, junto com o chá verde ou o chá preto, ricos em antioxidantes e substâncias que deixam o cérebro mais desperto.

Como preparar?

Use um punhado de folhas frescas dessas opções que relatei para 300 ml de água. Ferva a água e, quando estiver em ebulição, adicione as folhas, desligue o fogo e tampe. Deixe em infusão por 10 minutos, remova as folhas e sirva. Prefiro servir sem açúcar ou adoçantes, para sentir o sabor delicado das folhas, mas vai do gosto de cada um. É uma forma gostosa de aquecer os dias e, ainda, trazer alguns benefícios para a saúde.

Só não exagere na dose, ok? Antes de usar qualquer tipo de alimento para favorecer a saúde, é sempre bom consultar seu médico ou nutricionista, que irá avaliar seu organismo como um todo.

Você costuma preparar chás e infusões com folhas de árvores frutíferas? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá. Vou adorar saber!

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.