Topo

Traga o restaurante indiano para sua casa com quatro receitas

Luciana Mastrorosa

06/06/2020 04h00

Crédito: iStock

A cozinha indiana é riquíssima e milenar e uma das suas características principais é o uso de especiarias. Em algumas partes do país, a dieta vegetariana é mais comum, pois, por motivos religiosos, consideram as vacas sagradas.

Daquele país, um mix de especiarias chamado genericamente de "curry" (ou caril) espalhou-se pelo mundo. Na Índia, o que chamamos de curry é um tipo de "masala", ou seja, uma mistura de especiarias usada cotidianamente para dar sabor, aroma e cor aos pratos (além de contribuir com a saúde, claro). Cada família tem a sua mistura especial, mas alguns ingredientes, como cúrcuma, pimenta-do-reino, cardamomo, gengibre, cominho e canela são bastante utilizados.

A culinária indiana não é muito popular no Brasil, embora, em algumas cidades, como São Paulo, existam diversos restaurantes que representam muito bem essa cozinha. Se você está com saudade de comer uma comida bem temperada e cheia de aromas e cor, este post é para você. Aqui, ensino alguns pratos bem básicos (com minha interpretação –desculpem os puristas) dessa culinária rica e ancestral, com o curry de frango, as samosas, o dahl e também o lassi, uma bebida que ajuda a cortar a "picância" toda dos outros pratos.

É possível encontrar diversas misturas de especiarias em empórios especiais e supermercados maiores. Se você encontrar o "curry", saiba que terá acesso a um tempero superemblemático, caracterizado pela cor amarela, característica da cúrcuma, uma especiaria que é considerada um poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Mas também há a pimenta-do-reino (que ajuda na absorção da cúrcuma e de nutrientes), pimenta da jamaica, pimenta calabresa, cominho, gengibre, coentro em grãos, feno grego, erva-doce e até orégano. A quantidade usada nas receitas varia de acordo com o seu gosto, já que o curry pode ser bem picante. Se quiser, você também pode comprar masalas (misturas de especiarias) variadas em lojas especializadas, e usá-las para preparar seus pratos.

Frango ao curry

Eu costumo fazer uma receita muito simples de frango ao curry, bem quente e picante, para comer com arroz branco e uma saladinha. Basicamente, refogo alho e cebola picados em manteiga com um pouco de óleo e acrescento os pedaços de filé de frango em cubos. Deixo dourar. Quando estão dourados, acrescento uma maçã picada (para cada 500 gramas de frango) e adiciono o curry (uma colher de sopa), mais alguns cravos inteiros e um pau de canela. Deixo cozinhar por alguns minutos, até o frango ficar macio. Então, adiciono um pouco de água quente (cerca de 1 xícara) ou caldo de frango ou legumes caseiro e 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (se for o de lata, tem de adicionar e desligar o fogo, senão ele talha) e deixo cozinhar até engrossar.

A base do curry é essa e há diversos nomes para preparos como esses, com bases diferentes: pode levar iogurte ou molho de tomate no lugar do creme de leite, e outros cortes de carnes em vez do frango, como cordeiro ou até cubos de peixe e camarão. Adoro! Pode acrescentar os legumes da sua preferência, cogumelos, floretes de brócolis e o que mais preferir. É um prato bem quente, que ajuda a trazer aquele confortinho nos dias frios, e contribui com proteínas, gorduras e muitas fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, graças aos legumes, frutas e especiarias usados nas receitas.

Samosas

Uma entrada muito popular na cozinha indiana são as samosas, um tipo de pastel recheado de uma mistura de batatas, ervilhas e especiarias. Eu adoro! Podem ser fritas em óleo quente ou assadas no forno.

Uma alternativa é fazer as samosas com massa de pastel, comprada na feira. Mas, se quiser fazer sua própria massa, misture 3 xícaras (chá) de farinha de trigo refinada, 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral, 1 pitada generosa de sal e 3/4 a 1 xícara (chá) de manteiga derretida, sem sal, até obter uma massa uniforme. Deixe descansar enquanto prepara o recheio, misturando 4 batatas cozidas (em um ponto bem macio, quase um purê), 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas ou em conserva, 1 colher (sobremesa) de curry, mais alho e cebola picadinhos refogados em manteiga, ou óleo ou azeite, e ervas de sua preferência. Quando a massa estiver pronta, abra-a com um rolo de macarrão, até ficar fina, corte quadrados e os recheie com uma porção do recheio frio. Feche como se fosse um triângulo (se necessário, passe um pouco de água ou leite na junção das partes, para colar a massa) e frite as samosas ou asse-as em forno quente até ficarem douradas.

Dahl

Essa é uma receita muito básica para variar seu cozido de grãos do dia a dia. Basicamente, o dahl é um acompanhamento muito bem temperado com especiarias, à base de feijão, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas ou o que mais preferir. A vantagem aqui é que pode ser uma receita vegetariana ou vegana, se você dispensar os derivados de leite, como a manteiga, e focar só nos vegetais.

Basicamente, comece pelos grãos, deixando-os de molho por algumas horas em água fresca. Depois, escorra, descarte a água e cozinhe os grãos em água nova com sal e louro até ficarem macios (pode usar a panela de pressão, se estiver com pressa –só se lembre que as lentilhas e ervilhas cozinham muito rápido).

Então, refogue alho e cebola picadinhos em óleo ou azeite e acrescente a mistura de especiarias que desejar. Pode ser curry, algum tipo de masala, ou simplesmente uma mistura do que tiver em casa, como cúrcuma em pó, orégano, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, canela em pó, noz-moscada ralada, grãos de feno grego, etc. Quando estiver tudo dourado e perfumado, acrescente uma ou duas conchas do grão cozido e amasse-os levemente, para engrossar.

É o mesmo princípio de cozinhar feijão. Depois, volte os temperos para a panela dos grãos e deixe apurar o sabor. Se quiser, adicione legumes e outros temperos, como cenoura e salsão picados, alho-poró fatiado, etc. Sirva como sopa, em porções pequenas, ou como acompanhamento para o arroz cozido e o prato principal.

Lassi

Por fim, para refrescar o paladar depois de tanta especiaria e pimenta, vale preparar o lassi, um tipo de refresco que pode ter sabor ligeiramente salgado ou adocicado. O lassi tem como base o iogurte, que ajuda a "cortar" a picância de qualquer pimenta. Pode ser batido com frutas, como manga, ou servido puro.

Para preparar um lassi bem refrescante, bata 1 xícara (chá) de iogurte natural integral com 1 xícara (chá) de leite integral, com cubos de gelo e 2 colheres (sopa) de açúcar ou 1 pitada de sal e de pimenta-do-reino, para uma versão ligeiramente salgada. Se quiser a versão com frutas, acrescente cubos de manga, abacaxi, mamão, morango ou folhas de hortelã fresca.

Sirva bem gelado, para acompanhar sua refeição indiana. É delicioso!

Você gosta de comida indiana? Qual o seu prato favorito? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.