Topo

Vai pular o Carnaval? Veja dicas de alimentos para dar energia

Luciana Mastrorosa

02/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Chegou aquela época do ano de intensidades, muita folia e diversão. Para quem curte o Carnaval, é preciso pensar também na alimentação para dar energia para curtir o agito.

Uma boa estratégia é deixar pratos prontos em casa e garantir um lanchinho para levar, caso vá para os bloquinhos espalhados pela cidade. Para quem consome álcool, é sempre importante comer alguma coisa para proteger o estômago e também evitar que o excesso de bebidas agrida o organismo (ninguém quer ter ressaca no dia seguinte, certo?).

Pensando em garantir o pique nos dias de agito, elaborei uma lista de alimentos saudáveis e nutritivos que vão ajudar a manter a energia lá no alto. Vamos lá:

Capriche nas proteínas

Mesmo se for passar o dia na rua, garanta uma boa refeição antes de sair de casa e deixe algo pronto para a hora de voltar. Embora os carboidratos ajudem a dar energia rapidamente, as proteínas são fundamentais para manter o pique, pois ajudam a trazer saciedade e a manter o corpo nutrido. Alguns pratos são fáceis de preparar e se conservam bem na geladeira, como o ceviche. Certifique-se de usar peixes muito frescos e capriche na quantidade de limão, cebola e outros temperos para deixar o prato saboroso e saudável. O limão é rico em vitamina C, antioxidante que ajuda a melhorar o metabolismo como um toque, e a cebola dá um reforço extra na imunidade, além de regular a glicemia. Carnes grelhadas e grãos, como feijões, também são altamente proteicos e, se forem preparados com pouca gordura, não pesam tanto e ajudam a manter o pique em alta. No fim do post, deixo uma receita de ceviche do restaurante Nattu, em São Paulo, especializado em culinária saudável, com foco em ingredientes orgânicos e regionais.

Caldinhos para dar força

Uma tradição nordestina, os caldinhos de ingredientes variados, como feijão e frutos do mar, são garantia de energia extra para o Carnaval, além de fáceis de preparar e tomar. Quando preparados com vegetais, cebola, alho e ervas frescas, mais os grãos e carnes, peixes ou frango, são ricos em proteínas, carboidratos, têm pouca gordura e são fontes de fibras, vitaminas e minerais, ajudando a manter o organismo funcionando bem e garantindo saciedade por mais tempo, graças à presença de fibras. As sopas e caldinhos têm ainda grande quantidade de líquido, o que ajuda a repor a água perdida com o suor e a atividade física intensa dos dias de Carnaval. Na Basiléia, no norte da Suíça, há até uma sopa típica para ser servida no pós-folia, a Basler Mehlsuppe, à base de farinha de trigo, cebola, vinho tinto, caldo de carne caseiro, bem concentrado, e queijo. Como o Carnaval por lá ocorre no inverno, essa sopa é um bálsamo para os foliões cansados da farra. Se estiver muito calor onde você mora, lembre-se também das sopas frias, que são ótimas para repor as energias, podem ser preparadas com antecedência e são de fácil digestão.

Sanduíches reforçados e cereais integrais

Sanduíches são sempre práticos e uma ótima forma de garantir energia para a folia. Para deixá-los mais nutritivos, use pão integral, que possui mais fibras e proteínas, e invista também nas saladas e vegetais para completar o recheio. Evite frios e embutidos, que possuem muitos conservantes, sal e gordura em excesso. Prefira carnes grelhadas ou ensopadas, peito de frango desfiado e temperado, legumes grelhados (abobrinha e berinjela ficam ótimas no recheio do sanduba, ainda mais com algum queijo junto). Sanduíche de carne desfiada com molho de tomate é ótima opção, pois o tomate é rico em licopeno, antioxidante que protege o organismo contra inflamações, e a carne garante a dose de proteínas. Para os vegetarianos e veganos, capriche nas pastas feitas de grãos e legumes, como o homus, à base de grão-de-bico, suco de limão, alho e tahine (pasta de gergelim). O homus pode ser incrementado com beterraba cozida ou assada, trazendo mais fibras e vitaminas. A aveia também é um excelente cereal: na hora do café da manhã, antes de sair para o agito, prepare mingau ou porridge e complemente com frutas picadas, frutas secas, castanhas e leite ou leite vegetal. Com isso, você manterá o pique por muito tempo, pois a aveia é rica em fibras e mantém a saciedade.

Lembre-se da hidratação

Nem só de bebidas alcoólicas se vive o Carnaval. Entre um agito e outro, capriche sempre na hidratação, seja com água pura ou com chás e sucos naturais. Uma boa alternativa é preparar chás e infusões com ervas, chá verde, mate e suco de limão. O chá verde é riquíssimo em antioxidantes, ajudando a trazer mais pique e auxiliando o organismo a combater os excessos. Se preferir adoçar, use mel, que também traz pique, ou melaço de cana. Além de ser fonte de açúcares, o melaço também é fonte de ferro, ajudando a combater a anemia. No café da manhã, antes da folia, ou na volta para casa, vale também fazer vitaminas com sementes, verduras e frutas. Folhas de couve, abacaxi, maçã, laranja, linhaça, aveia e chia são ótimos para esse tipo de vitamina cheia de nutrientes e fibras, que ajudam a matar a fome, trazem saciedade e ainda preservam a saúde do organismo e evitam a inflamação.

Leve um lanchinho

Tenha sempre na bolsa um petisco saudável para forrar o estômago. O mix de castanhas temperadas é fácil de fazer e você pode deixar pronto com antecedência. Além de combinar bem como aperitivo para tomar com cerveja ou outras bebidas alcoólicas, as castanhas e outras sementes oleaginosas trazem gordura de boa qualidade, muita proteína e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Veja aqui como preparar um mix de castanhas muito saboroso e fácil. Vale também caprichar nas frutas. Elas são ricas em vitaminas e minerais, ajudam a repor os líquidos perdidos na folia e ainda contribuem com uma boa dose de fibras. Também são fáceis de transportar e garantem um alívio no meio da bagunça quando o estômago começa a reclamar de fome. Na hora de preparar os lanchinhos, evite colocar alimentos que estraguem fácil, como molhos cremosos à base de maionese e creme de leite, frutos do mar e carnes. Cubinhos de queijo e palitos de legumes, como cenoura, pepino e salsão, são boas escolhas, refrescantes, cheias de vitaminas, fibras e antioxidantes e ainda saudáveis e fáceis de transportar.

Alguns cuidados para garantir o bem-estar

Na hora da diversão, a gente esquece até de comer e de beber água. Mas, como disse mais acima, caprichar na hidratação é uma ótima forma de manter o organismo funcionando bem, ainda mais se você for dançar, pular e andar bastante, perdendo bastante líquido com o suor (lembrando que o excesso de álcool também desidrata). Além disso, evite ficar horas sem se alimentar, pois isso pode impactar o sistema digestório, causando dores de estômago e diminuindo o nível de energia. Ou seja, ficar sem comer por muito tempo só vai te deixar sem pique.

Outro cuidado importante: evite comer qualquer coisa na rua, especialmente frutos do mar e lanches com maionese, que podem ser focos de contaminação. Evite ainda frituras feitas em óleos já queimados e reutilizados muitas vezes. Sobre as bebidas alcoólicas, deixe de lado aquelas que você não conhece a procedência, pois podem estar adulteradas e isso tem um grande impacto sobre o organismo. Ninguém quer ter uma intoxicação alimentar e estragar a folia, né?

Aprenda a preparar o ceviche de saint peter do restaurante paulistano Nattu:
Rendimento: 1 porção

Crédito: Divulgação

Ingredientes:
120 g de peixe branco (saint Peter ou o que estiver mais fresco do dia), sem espinhos e cortado em cubos
Brotos variados a gosto
Cebola roxa em fatias ou cubos, a gosto
Pimenta dedo-de-moça picada, sem semente, a gosto
Suco de 1 limão tahiti
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Leite de tigre para temperar

Modo de preparo:
Para preparar o leite de tigre, misture 1 maço de coentro picado, 1 cebola roxa picada, 2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadas, e 2 conchas de caldo de legumes. Este molho é suficiente para o preparo de diversas porções. Pode multiplicar a receita do ceviche para quantos comensais preferir.

Para fazer o ceviche, coloque o peixe cortado em cubos (não muito pequenos) numa tigela, acrescente a cebola e a pimenta picadas, o suco de limão e o leite de tigre (o suficiente para chegar até a metade da tigela). Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo e finalize com os brotos. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Você vai cair na folia? Como vai cuidar da sua alimentação? Conte para mim! Estou no Facebook e também no Instagram.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.