Topo

Fonte de carotenoides, mamão ajuda na digestão e favorece os intestinos

Luciana Mastrorosa

24/10/2019 04h00

Crédito: iStock

Fruta de origem tropical, o mamão é encontrado facilmente, e a bons preços, em todo o país. Em geral, nas variedades havaí, formosa e papaia – este último, menor e com perfume mais pronunciado.

Além de ser doce e agradável no paladar, o que faz dessa fruta bem aceita até pelas crianças, o mamão é muito nutritivo. É uma grande fonte de carotenoides, pigmentos naturais que dão a cor alaranjada ou avermelhada a diversos alimentos. Os carotenoides estão relacionados a funções biológicas nos seres humanos, como a atividade pró-vitamínica A, além de atuar no fortalecimento do sistema imunológico, favorecendo ainda a prevenção de doenças degenerativas como câncer, problemas cardiovasculares e de visão, como a degeneração macular e a catarata. Por isso, os carotenoides, como beta-caroteno, licopeno e beta-criptoxantina, encontrados nessa fruta, acabam atuando na proteção de olhos, pele e do sistema imune.

Além disso, o mamão também é rico em fibras, com leve efeito laxante, favorecendo os que sofrem de constipação. Possui uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão e protege os intestinos. Por conta de sua riqueza de nutrientes e antioxidantes, ajuda os portadores de diabetes e de hipertensão, favorecendo o organismo como um todo, numa dieta equilibrada e saudável. Para as mulheres que desejam engravidar, essa fruta também é interessante por ser fonte de ácido fólico, que ajuda na formação do tubo neural do bebê.

Pouco calórica, é uma fruta particularmente boa para se consumir no café da manhã, contribuindo ainda com cálcio e fósforo, que fortalecem e protegem os ossos e dentes; magnésio, que atua no metabolismo; potássio, que favorece hipertensos e praticantes de atividades físicas ou trabalhos extenuantes; e ainda uma boa dose de vitamina C, que ajuda na prevenção de gripes e resfriados e atua na prevenção do envelhecimento precoce.

Consumo do mamão e uso na cozinha

O consumo mais comum do mamão é fresco, maduro, in natura. Quando aberto, o mamão é rico em sementinhas pretas, envoltas em uma espécie de cápsula transparente. Se a pessoa tiver tendência a intestino preso, pode consumir a fruta com as sementes, sem mastigá-las, apenas engolindo-as. O mamão papaia geralmente é mais macio ao toque, sendo consumido às colheradas, direto da fruta. Já os tipos maiores, como o havaí e o formosa, costumam ser cortados em fatias ou cubos e servidos puros ou acompanhados de outras frutas, como abacaxi, morango, laranja, etc.

O mamão também é excelente na composição de sucos frescos, principalmente com frutas cítricas, como limão e laranja, trazendo bastante doçura ao preparo. Fica uma delícia também acompanhado de um pouco de aveia, especialmente no café da manhã, acompanhado de folhinhas frescas de hortelã ou manjericão.

Se tiver mamão verde, pode usá-lo para o preparo de doces em calda, fica muito gostoso. Nesse caso, remova as sementes, corte a fruta em cubos ou tiras bem fininhas e cozinhe-as numa panela com um pouco de bicarbonato de sódio (cerca de ½ colher de chá para 1 quilo da fruta). Deixe ferver por 1 minuto, descarte a água e cozinhe o mamão com açúcar (1 quilo a 1,5 quilo, de acordo com seu gosto) e um pouco de água, para formar uma calda. Pode perfumar o doce com canela, cravo, cardamomo ou outra especiaria de sua preferência. Tipicamente encontrado em Minas Gerais, esse doce fica delicioso para acompanhar queijos frescos.

Em pratos salgados, o mamão pode entrar na composição de saladas, principalmente se não estiver extremamente maduro, ainda por chegar ao ponto. Acrescente a fruta a um mix de folhas e tempere tudo com azeite, gotas de limão, sal e pimenta-do-reino.

Você gosta de mamão? Qual a sua forma de consumo favorita? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.