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4 bebidas quentes e nutritivas para deixar o frio bem longe

Luciana Mastrorosa

06/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Parece que o inverno finalmente decidiu das as caras, pelo menos em São Paulo, com uma queda expressiva nas temperaturas de uma hora para outra. Nesta época de frio, é importante manter o corpo aquecido e bem nutrido para evitar as doenças típicas deste momento, como gripes e resfriados.

Chá, café e chocolate quente são bebidas sempre lembradas quando o assunto é tomar alguma coisa gostosa para esquentar. Mas você pode potencializar seus drinques apostando em receitas que são não apenas saborosas, como também ricas em nutrientes e compostos bioativos que favorecem o organismo, reforçam a imunidade e ajudam a combater a inflamação. Ingredientes como limão, gengibre, canela, especiarias, chá verde, cacau e até cúrcuma podem e devem compor essas bebidas diferentes e deliciosas para espantar o frio. Pensando nisso, deixo algumas sugestões de preparos para você curtir os dias de inverno com mais saúde e sabor:

Potencialize o chá

Os chás à base de Camellia sinensis, como o preto, o verde e o branco, são ricos em polifenois, que atuam como antioxidantes e ajudam na prevenção de doenças crônicas, como o câncer e a hipertensão. Além disso, contêm também cafeína, que ajuda a trazer disposição e a acelerar o metabolismo. Aposte em misturas diferentes para potencializar o chá e infusões de ervas, como mate, hortelã e camomila, adicionando fatias de gengibre fresco, rodelas e gotas de limão e fervendo a água junto com especiarias, como canela e cravo. O limão é as frutas cítricas em geral são fontes de vitamina C, que agem dando um reforço na imunidade e contribuindo para um bom funcionamento do corpo como um todo. O gengibre fresco, que traz um sabor ligeiramente picante, é bastante digestivo e auxilia no combate a náuseas, resfriados e dores de garganta e nas articulações. Já a canela ajuda a controlar a glicemia, traz um perfume delicioso ao chá e um sabor picante, amadeirado e adocicado. O cravo faz boa dupla com essa especiaria, tendo ainda função antisséptica e naturalmente anestésica. Use um ou dois paus de canela para aromatizar 500 ml de chá, assim como 1 colher (chá) de cravos e 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado na hora ou cortado em rodelas. Gosto de colocar 1 rodela de limão para cada xícara e ainda espremer algumas gotas no chá ou infusão prontos. Prefiro beber sem adoçar, mas com mel ou melaço de cana também fica muito saboroso.

Aposte no chá verde com leite

Já ouviu falar em matchá latte? Assim como o café com leite, o matchá latte é uma mistura de leite com chá verde em pó, que entra no lugar do café. Tipico da cultura japonesa, o matchá é um alimento poderoso, rico em antioxidantes, como os polifenois, que agem combatendo males como diabetes, inflamação, câncer e doenças cardiovasculares e degenerativas. De sabor ligeiramente amargo, o matchá tem uma cor verde linda e intensa, que suaviza em contato com o leite. Tradicionalmente, essa bebida é preparada com leite de vaca, mas fica muito bom também com alternativas vegetais, naturalmente sem lactose, como as bebidas de amêndoas, que fornecem cálcio, gorduras de qualidade e proteínas. Assim como ocorre no chá, eu prefiro beber o matchá latte puro, sem adoçar, mas com açúcar demerara fica delicado e saboroso.

Turbine o chocolate quente

Existem mil formas diferentes de preparar o tradicional chocolate quente, desde misturas prontas encontradas no supermercado (normalmente doces demais) até alternativas que usam a barra de chocolate derretida em água fervente ou leite quente. Para turbinar a receita, use cacau puro em pó, sem açúcar, ou tabletes de chocolate elaborados apenas com manteiga de cacau, sem adição de gorduras hidrogenadas. O cacau é rico em teobromina, que traz uma sensação de bem estar e melhora o humor, além de conter antioxidantes em profusão, ajudando a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce e atuando de maneira protetora na saúde cardiovascular. Assim como o matchá, o cacau puro é bem amargo, então, geralmente adoça-se a bebida. Neste caso, gosto de adicionar um pouco de melaço de cana, rico em ferro, que tem um sabor mais intenso de cana que o açúcar comum. Para os intolerantes à lactose, vale usar bebidas vegetais no lugar do leite animal, principalmente as feitas com oleaginosas, como amêndoas, avelãs e nozes, que conferem um gostinho amanteigado à bebida. Os que curtem mesmo o sabor intenso e amargo do cacau podem preparar o chocolate quente como os astecas faziam: com base de água, com muitas especiarias e até um toque de pimenta, que acelera o metabolismo e ajuda a aquecer.

Prove o "leite dourado"

Conhece o "golden milk", ou "leite dourado", da Ayurveda? Essa bebida, ainda pouco comum no Brasil, é uma verdadeira bomba de antioxidantes. Elaborada com leite vegetal, como o de coco fresco, e cúrcuma, pode levar ainda uma série de especiarias para trazer mais aroma e sabor. A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, confere um tom dourado intenso à bebida, e seus efeitos antioxidantes são potencializados com uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora. Para preparar duas xícaras de golden milk, aqueça o leite vegetal, sem ferver, e adicione 1 colher (chá) de cúrcuma em pó, 1/2 colher (chá) de gengibre em pó ou ralado fresco; 1/4 de colher (chá) de canela em pó (ou a gosto), 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora e 2 colheres (chá) de óleo de coco, se quiser ainda mais cremosidade, mas é opcional. Misture bem para incorporar os ingredientes e adoce a gosto. Neste caso, gosto de usar açúcar de coco, que tem absorção mais lenta que o açúcar refinado de cana. O demerara, mais rico em minerais que o açúcar branco, também fica muito saboroso. Varie a mistura de especiarias, mantendo sempre a cúrcuma como ingrediente principal, para trazer os benefícios e também a bela cor dourada. Vale adicionar sementes de cardamomo, cravo, anis estrelado e até uma pitada de pimenta vermelha seca. O importante é ficar bastante perfumado e cheio de sabor.

Você curte uma bebida quentinha no inverno? Qual é a sua favorita? Conte para mim! Estou no Instagram, me adicione por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.