Topo

Tempo de batata-doce: aproveite essa raiz em sobremesas e salgados

Luciana Mastrorosa

18/04/2020 04h00

Crédito: iStock

As batatas-doces são alimentos muito nutritivos, que fornecem energia, fibras e uma boa dose de vitaminas. Embora sejam mais lembradas na época de festas juninas, agora já começa a sua safra, ou seja, é o momento em que estão mais saborosas, disponíveis e baratas.

Existem diversas variedades de batata-doce, sendo as mais comuns a de casca e polpa branca e a de casca roxa ou rosada e polpa branca, que se torna mais amarelada depois do cozimento. Mas há também a linda batata-doce roxa, que possui casca e polpa de uma coloração roxa bem intensa, e, mais comum no Hemisfério Norte, como nos Estados Unidos, existe também uma variedade de coloração bem alaranjada, parecida com a cor da abóbora.

Todas elas são ricas em fibras e carboidratos, fornecendo energia de maneira mais lenta que as batatas comuns. Não por acaso, as batatas doces viraram moda por um tempo entre os praticantes de exercícios físicos, principalmente acompanhadas de filé de frango.

Também fornecem um aporte de vitamina C, que atua como antioxidante e protege o sistema imunológico, além de vitaminas do complexo B, que favorecem o metabolismo, e minerais como cálcio e fósforo, bons para fortalecer ossos e dentes.

Quanto mais amarelada ou alaranjada for a polpa da batata-doce, maior é o seu teor de carotenoides, que são precursores de vitamina A e ajudam a proteger os olhos e a visão. As batatas roxas contêm ainda antocianinas, que dão a ela essa coloração diferente, que possuem grande atividade antioxidante, ajudando a desinflamar o organismo e a proteger o sistema cardiovascular.

Além desses benefícios nutricionais, o mais interessante da batata-doce é que ela pode ser usada em diversas receitas, inclusive as salgadas. Deixo abaixo algumas sugestões de preparo. Lembrando que, como falei no meu post anterior, se bem conservadas as batatas doces, de qualquer tipo, duram muito tempo. Então, são ótimas para manter na despensa neste momento de isolamento social, além de serem baratas e acessíveis.

Batata-doce em pratos salgados

Basicamente, qualquer prato que você faria com batatas comuns também ficam bons com as batatas doces. Porém, é preciso lembrar que, como já diz o nome, essas raízes são mais adocicadas, principalmente as variedades roxa e laranja.

A forma mais comum de consumir batata-doce é simplesmente cozinhá-las em água com uma pitada de sal, com ou sem casca. Depois de cozida, a casca se desprende facilmente. Também fica deliciosa assada inteira, no forno, envolta em papel-alumínio, até ficar macia, ou ainda na brasa, que deixa um toque defumado muito agradável. Preparadas dessa forma, podem ser consumidas puras, com um pouco de manteiga ou algum tipo de queijo cremoso, como requeijão – fica bom até no café da manhã, em substituição ao pão.

Dentre os salgados, gosto de usar a batata-doce como acompanhamento, principalmente para carnes. Bata cortá-las e levá-las ao forno com azeite, sal, pimenta-do-reino e temperos, como alecrim, cebolas pequenas cortadas ao meio e alhos inteiros, com casca. Cubra com papel-alumínio e asse em forno médio até ficarem macias. Depois, retire o papel e deixe dourar. Fica ótimo para servir com frango assado, carnes grelhadas e pratos à base de carne de porco, como costelinhas com molho barbecue ou bistecas grelhadas com limão, alho, sal e pimenta.

A batata-doce também enriquece sopas. Pode ser usada como base para uma sopa creme, que pode levar ou não creme de leite ou leite vegetal, para ficar mais sedosa. Nesse caso, por ela ser adocicada, costumo servir com acompanhamentos de sabor forte, como bacon frito, pedacinhos de queijo gorgonzola, queijo parmesão ralado e croutons (pão cortado em cubinhos e tostado com manteiga e ervas). Durante o preparo, enriqueça a sopa com cebola, alho, alho-poró, ervas frescas e secas, pimenta-do-reino ou calabresa a gosto e folhas de louro. Lembre-se de remover o louro antes de bater a sopa. Pode também colocar um pouco de gengibre e servir com cogumelos salteados e cebolinha verde picada, com um toque mais oriental.

Fica excelente também para sopas pedaçudas com peito de frango picado em cubinhos. Nesse caso, pode fazer um mix de legumes, acrescentando outros sabores e nutrientes para deixar o caldo ainda mais rico. Misture cenoura, batata-doce, batata, salsão, salsinha, cebolinha, cebola, alho e, se gostar, outras raízes, como cará e inhame. Cozinhe tudo junto, até o caldo engrossar ligeiramente. Fica muito nutritivo e cheio de sabor, e ainda congela bem.

Outro uso ótimo para as batatas doces é acrescentá-las em picadinhos e cozidos de carnes. O acém, o coxão mole e o coxão duro bovinos, em cubos grandes, ficam deliciosos com batata-doce, tomate e bastante cheiro-verde – só lembre de cozinhar a carne primeiro, para amaciar bem, antes de adicionar os demais ingredientes e finalizar o cozimento.
Por fim, com as batatas doces cozidas você pode fazer purê, temperado com um pouco de leite, manteiga, sal e pimenta, ou usar esse purê como base para fazer nhoque ou até um escondidinho. Fica delicioso com carne-seca desfiada e acebolada.

Batata-doce na sobremesa

A batata-doce é muito usada para preparar doces em pasta, como o falso marrom glacê, basicamente cozida com água, calda de açúcar e, se gostar, especiarias. O purê de batata-doce também pode ser usado como recheio de tortas doces de massa amanteigada e combina com cremes delicados à base de leite (ou leite vegetal), gemas, açúcar e baunilha, finalizando a torta com frutas frescas picadas.

Outra sugestão é misturar o purê de batata-doce, bem sequinho e sem água, com chocolate derretido e um pouco de manteiga ou óleo de coco, para formar trufinhas que podem ser passadas no cacau. Pode deixar a mistura na geladeira antes de enrolar os docinhos, para ficarem mais firmes.

A batata-doce pode, ainda, ser cozida em calda de açúcar com cravo e canela para formar uma espécie de doce pedaçudo, que fica gostoso para servir geladinho como sobremesa, acompanhado de sorvete ou chantili. Usando a criatividade, dá para usar a batata-doce em tudo, é só querer.

Você gosta de batata-doce? Conte para mim! Estou no Instagram, me siga por lá.

Sobre a Autora

Luciana Mastrorosa é apaixonada por escrever, cozinhar e comer. Jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora da área de alimentação, passou pelos principais veículos do país. Formada no Le Cordon Bleu Paris e Université de Reims Champagne-Ardenne, atualmente cursa o Mestrado em Nutrição Humana Aplicada, na Universidade de São Paulo. É autora do livro Pingado e Pão na Chapa - Histórias e Receitas de Café da Manhã (editora Memória Visual) e do e-book "Natal Feliz - 30 Receitas Incríveis para a Sua Ceia".

Sobre o Blog

Menu do Dia é o blog de culinária, receitas, gastronomia e nutrição, da jornalista e pesquisadora Luciana Mastrorosa. Aqui, você vai encontrar notícias, reflexões, receitas, degustações e muito mais sobre uma das melhores coisas da vida: comer.